segunda-feira, 18 de abril de 2011

GRUPO 2

Grupo 2: Maria Renata, Nathalia Cabral, Jorge, Ana Paula , Iago e Camila Medeiros.




Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraiba, Pernanbuco, Piaui, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Estilo de dança da Bahia: Xaxado, Maculelé, Samba de Roda, Afoxé,Samba Reggae, Frevo, e Axé 
 


Comida Típicas:






São inúmeras as alternativas, a começar pelos pratos vindos da África.

Iniciando pelos abarás e acarajés, na Bahia. Ante-pastos aos vatapás e às moquecas de peixe, de ostras, de camarões, iguanas douradas pelo azeite de dendê. Há, também, pratos à base de peixes dos mais vários tipos, servidos em formas várias: sopas, escaldados, cozidos. E casquinhas de caranguejo, frigideiras de siri mole e cavaquinhas. Na cozinha nordestina há pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves.
Prazeres que vão desde as tripas à sergipana até a carne de sol à Natal, passando pelo xinxim de galinha e pela galinha d’Angola de Teresina.

Fonte: http://www.grupoescolar.com/materia/comidas_tipicas_-_regiao_nordeste_do_brasil.html

       IVETE SANGALO



Na Base do Beijo

Ivete Sangalo

Composição : Alain Tavares
Quando eu te pegar você vai ver, você vai ver
Ai de ti, ai de ti
Vai se amarrar só querer saber de mim
Você vai se dar bem e eu também
Você vai se dar bem e eu também

Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou

Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou

Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinho, me entrego
Faço o amor acontecer

Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinho, me entrego
Faço o amor acontecer

Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca

Quando eu te pegar você vai ver, você vai ver
Ai de ti, ai de ti
Vai se amarrar só querer saber de mim
Você vai se dar bem e eu também
Você vai se dar bem e eu também

Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou

Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou

Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinhotem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou

Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou

Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou

, me entrego
Faço o amor acontecer

Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinho, me entrego
Faço o amor acontecer

Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca

Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não


FONTE: http://letras.terra.com.br/ivete-sangalo/1351609/



ARTESANATO
23 de maio de 2011

 
O Estado de Pernambuco, como toda a região Nordeste, apresenta uma grande variedade de produtos artesanais. Além do tipo figurativo, composto por peças que são verdadeiras obras de arte, há uma enorme quantidade de produtos utilitários, indispensáveis no dia-a-dia da nossa população.
Pelos principais ramos, o artesanato pernambucano está assim dividido: Cestaria e trançados; bordados e rendas; cerâmica; couro; tecelagem; madeira; metal; tapeçaria.
Cerâmica - É a argila modelada e aquecida a ponto de manter a forma definitiva desejada. Basicamente, existem dois tipos: a cerâmica utilitária e a ornamental, embora atualmente grande número de peças de cerâmica utilitária seja utilizada para efeito decorativo. O processo de produção é único: pegar determinada quantidade de argila, misturá-la à água para formar o barro destinado à curtição durante dois ou três dias. Depois, vem a etapa do amassamento para tornar o barro homogêneo. O barro ganha consistência pastosa, ideal para a modelagem. As peças modeladas passam pela fase de secagem e, depois, vem a etapa do cozimento, geralmente em fornos rudimentares.
As peças são: vasos, panelas, jarros, bonecos e outra infinidade de objetos. Um dos maiores centros produtores é o município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, onde está localizado o Alto do Moura, onde são produzidos os famosos bonecos do Mestre Vitalino.
Fonte: www.djibnet.com/photo/bonecos+de+barro/boneco...

DIA;6/06/2011




Costa do Sauipe fica no estado da Bahia e é um dos pontos turísticos mais visitados da região nordeste. A beleza presente nas praias locais é capaz de deixar qualquer visitante apaixonado, sem falar que o povo bahiano é muito acolhedor.

Visitar a Costa do Sauipe é uma ótima oportunidade de conhecer paisagens lindas e também aproveitar o verão, já que o clima é bastante favorável para um banho sol. Podemos considerar também a Costa do Sauipe como uma das regiões que mais valorizam a ecologia e a preservação do meio ambiente.


Foi bom conhecer a Região Nordeste.
Aprendemos muitas coisas da Região: comidas típicas, cantores da região, artesanato, pontos turísticos., e escolhemos um vídeo da baiana  Ivete Sangalo com uma música conhecida de todos nós.

Grupo 2 - 04/07/2011






Nenhum comentário:

Postar um comentário