segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Grupo 3 - Região Norte

Componentes do Grupo: Michel, Rodrigo, Iago

Mapa da Região Norte

GRUPO 2 - Região Norte

Componentes do Grupo:
Curiosidades da Região Norte do Brasil

Região Norte

A floresta amazônica é sustentada por uma enorme diversidade de solos. Os Latossolos Amarelos predominam principalmente nas margens do rio Amazonas e afluentes (rios Madeira, Tapajôs e Xingú) e os Latossolos Vermelhos-Amarelos ocorrem especialmente nos Estados de Roraima , Amapá e Amazonas (afluentes dos rios Negro e Madeira).
Os Argissolos são mais comuns nos estados do Pará, Rondônia, Amazonas, Roraima e as maiores áreas de Plintossolos Háplicos concentram-se no rio Amazonas e seus afluentes (rios Juruá, Solimões, Japurá, Negro, e Madeira, principalmente).
As pequenas ocorrências de Neossolos Quartzarênicos concentram-se nos Estados de Roraima (afluentes do rio Negro), Rondônia (margem direita do rio Juruena), Pará (rio Cururu, afluente do rio Tapajôs) e Amazonas (margem esquerda do rio Negro). Nas baixadas ocorre expressiva área de Gleissolos Háplicos. No Acre ocorrem expressivas áreas de Luvissolos Crómicos, (principalmente entre os rios Juruá e Purus); e Alissolos Crómicos, principalmente na divisa com o Equador (entre os rios Juruá e Purus). No Pará, margeando o rio Xingu ocorre a mais expressiva área de Nitossolo Vermelho eutrôfico (afluente do rio Fresco). Gleissolos Háplicos e em menor proporção Gleissolos sálicos são comuns prôximo a ilha de Marajô.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.pedologiafacil.com.br/images/enq_17_fig_1.gif&imgrefurl=http://www.pedologiafacil.com.br/enquetes/enq17.php&usg=__ovsfqKT4ow9gp1_y3vzB7Pa9cWM=&h=291&w=302&sz=14&hl=pt-BR&start=11&sig2=W9lysVKx0FuXevYgrT5ZlA&zoom=1&tbnid=QGkq0ceIIymPGM:&tbnh=112&tbnw=116&ei=b9WuTv-6GKL10gGZv4SHDw&prev=/search%3Fq%3Dcuriosidades%2Bda%2Bregi%25C3%25A3o%2BNorte%2Bdo%2BBrasil%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26tbm%3Disch%26prmd%3Divns&itbs=1
Thomás, Carlos Henrique

Grupo1 - Norte

Região Norte

Estamos pesquisando sobre a Região Norte do Brasil. Montamos grupos novos para a realização da nossa Postagem.

Grupo:1  Nathália,  Caroline,  Jorlan  e  Daniel


Grupo 2: